Temporal

Nove cidades da Região Central ainda estão sem luz

Lizie Antonello

"

Quase 48 horas depois do temporal que atingiu o Estado no último sábado, muitas famílias ainda permaneciam sem luz na tarde desta segunda-feira em pelo menos nove cidades da Região Central _ Agudo, Dilermando de Aguiar, Formigueiro, Itaara, Ivorá, Mata, Santa Maria, São Martinho da Serra e Restinga Seca. O problema se agrava nas localidades do interior, já que, sem energia, não há como acionar os motores dos poços artesianos e, com isso, também falta água. As prefeituras que sofreram os efeitos do vento e da chuva fortes ainda contabilizavam os prejuízos na tarde de segunda-feira.

:: Cidades da região trabalham na recuperação dos estragos
:: Temporal deixa casas destelhadas e clientes sem luz na Região Central
:: Vídeo mostra chegada do temporal em Santa Maria


Logo após o temporal, moradores do distrito de Boca do Monte desligaram geladeiras e freezeres com medo de que o retorno da energia provocasse a queima dos aparelhos. As famílias amontoaram as louças nas pias e economizaram o pouco que restava nas caixas d'água para beber. Em algumas residências, o banho foi de balde.

Na casa da dona Conceição de Fátima Fontana, 51 anos, as 44 horas e 30 minutos sem luz trouxeram uma preocupação a mais: sem energia, não tinha como refrigerar a insulina para combater a diabetes. Os isopores na geladeira ajudaram na conservação, mas a angústia só terminou por volta das 15h de segunda-feira, quando a luz voltou.

_ Graças a Deus! _ disse, contente, dona Conceição ao ver a lâmpada se acender na cozinha.

Junto dela, o marido Luiz Armindo Fontana, 57 anos, mostrava a torneira aberta, mas sem uma gota. Segundo eles, o mais longo período sem luz nos 23 anos que moram no distrito.

A assessoria da AES Sul diz que as equipes trabalham para restabelecer a energia, mas não tem previsão de quando a luz voltará para todas as famílias.

ONDE RECLAMAR
- Clientes da AES Sul podem informar falta de energia por meio de torpedo, enviando SMS para 28410, colocando apenas o código de cliente (consta na fatura)
- Central de atendimento AES Sul: 0800-707-7272

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Cursos de Silveira Martins devem apresentar reivindicações à reitoria

Próximo

Em Santa Maria, 25 casas ficam destelhadas e pelo menos 14 bairros sem luz

Geral